Artigos

8 segredos da saúde dental que antes eram conhecidos apenas por amigos de dentistas

Pin
+1
Send
Share
Send

Assim como os dentes brancos e retos indicam juventude, um sorriso com dentes raros, amarelados e curvos fala da velhice.

Você pode manter seus dentes saudáveis ​​por muitos anos com duas etapas simples:

  • Use um pincel e fio dental diariamente
  • Visite seu dentista a cada seis meses

O que está te impedindo?

Muitos não levam a sério a saúde bucal. E eles visitam o dentista quando uma dor de dente insuportável os ultrapassa. Enquanto exames preventivos regulares são projetados para evitar o aparecimento de dentes doentes.

Estamos ansiosos com a nossa aparência - pele, cabelo, unhas. Quaisquer que sejam os dados externos, as pessoas prestam mais atenção a um sorriso.

Apenas 25% das pessoas usam fio dental, enquanto o uso leva apenas 2-3 minutos por dia.

Existem muitas razões para reservar um tempo para cuidar dos dentes. Caso contrário, mais cedo ou mais tarde, mas você descobrirá o que é dor de dente.

A inflamação ocorre quando bactérias e resíduos alimentares entram nos vasos sanguíneos ao redor dos dentes. O corpo reage inevitavelmente. E se você continuamente der uma chance de inflamação nas gengivas, tudo terminará com uma infecção, dores intoleráveis ​​e perda de dentes.

A partir de doenças da cavidade oral, uma massa de doenças dos órgãos internos se desenvolve. Portanto, a inflamação crônica pode causar doenças cardíacas, diabetes, artrite e doença de Alzheimer. Ainda não se sabe ao certo se a inflamação da cavidade oral é a causa dessas doenças ou apenas as piora. Mas não importa como seja, este é um mau sinal.

Quase 95% dos habitantes do mundo sofrem de parodontose em um grau ou outro. Aparece devido a um extenso ataque pelas bactérias dos dentes e gengivas. A doença se desenvolve de forma silenciosa e imperceptível, tornando-se a principal causa de perda dentária. É por isso que muitas pessoas aprendem sobre seu diagnóstico quando os dentes não podem mais ser salvos.

Fumar e algumas bebidas, especialmente vinho tinto e café, podem mudar a cor dos dentes e você parecerá muito mais velho.

O clareamento dos dentes está se tornando um serviço odontológico cada vez mais popular e é frequentemente percebido pelos clientes do dentista como uma maneira de parecer mais jovem. Mas o clareamento artificial não cancela a escovação e o uso do fio dental regulares subsequentes.

Se você deseja permanecer jovem, é claro, precisa fazer mais - visite o dentista regularmente e revise seu estilo de vida. Você precisa dormir o suficiente, comer direito, praticar esportes e monitorar cuidadosamente sua saúde.

Não há atalhos para a saúde, e a saúde dental não é exceção.

1. É indesejável escovar os dentes imediatamente após comer

Assim, é fácil ferir o esmalte (especialmente se você usar uma escova com cerdas duras). Alimentos e bebidas alteram o equilíbrio ácido-base da boca e suavizam o esmalte dos dentes por um curto período de tempo. Os dentistas recomendam iniciar a escovação não antes de 30 a 40 minutos depois de comer.

2. Os amantes da piscina estão em risco

Obviamente, ninguém cancelou os benefícios da natação. Mas o problema é que os produtos químicos usados ​​para desinfetar a água da piscina têm um efeito devastador sobre os dentes. Nos anos 80 do século passado, cientistas americanos publicaram os resultados de uma pesquisa sobre o estado de saúde de nadadores profissionais, quase 40% dos quais sofreram danos ao esmalte dos dentes.

O que fazer? Tente garantir que a água da piscina não entre novamente na boca e, no verão, nade em reservatórios naturais limpos.

3. O café deve ser bebido imediatamente, e não esticar uma caneca por meia hora

Lembre-se de como costumamos tomar café ou chá no trabalho. Despeje uma caneca cheia de bebida quente e tome-a em pequenos goles, distraindo-o constantemente em conversas com colegas ou em mensagens pelo correio. Neste momento, o café (especialmente se estiver com açúcar) está trabalhando duro para destruir o esmalte de nossos dentes. Portanto, é melhor lidar com essas bebidas de uma só vez.

4. O ginecologista aconselha que você verifique os dentes antes de planejar uma gravidez

Em primeiro lugar, a cárie na boca é uma fonte aberta de infecção que se espalha dos tecidos dentários para as gengivas e, a partir daí, através dos vasos sanguíneos, entra na placenta e no corpo fetal. Isso é repleto de partos prematuros e de uma criança com doenças congênitas graves.

Em segundo lugar, a periodontite não é menos perigosa, por causa da qual a capacidade reprodutiva pode diminuir. E não apenas nas mulheres, mas também nos homens. Se você ainda concebe um filho, ele pode nascer prematuro ou com baixo peso.

5. Escovar os dentes no chuveiro ou no vaso sanitário não é uma boa ideia.

Ao cuidar da cavidade oral, é aconselhável não se distrair com outras ações - este é um processo que requer uma abordagem separada. E, a fim de ensinar as crianças a escovar os dentes dentro do prazo prescrito, os médicos geralmente recomendam incluir sua música favorita durante a escovação. Vai levar a atenção das crianças por 2-3 minutos (é preciso muito para remover a placa formada e se livrar de bactérias nocivas).

6. Feijão pode causar mais danos aos dentes doentes

Quem pensaria que o feijão comum poderia prejudicar seus dentes. É tudo sobre a fitohemaglutinina contida nele - uma proteína que provoca divisão celular ativa. Na presença de cárie não tratada, o uso de feijão pode levar ao aparecimento de granuloma, uma neoplasia que se desenvolve a partir de tecidos com células infectadas. O risco, é claro, não é particularmente grande, mas é melhor primeiro restaurar a ordem na cavidade oral e, depois, com a consciência limpa, existem pratos de leguminosas.

6. A saúde dental está ligada à nossa memória.

Os cientistas anunciaram isso depois de um estudo realizado em um grupo de 273 voluntários com mais de 55 anos de idade. As pessoas que não tinham dentes memorizaram as informações um pouco pior, mas foram distinguidas pelo aumento da irritabilidade e pela tendência a mudanças de humor. Como resultado, foi sugerido que a perda dentária reduz o número de sinais sensoriais enviados ao cérebro.

É por isso que os dentistas recomendam aproveitar todas as oportunidades para economizar um dente. Felizmente, a tecnologia moderna permite a reconstrução mesmo na presença de uma única raiz.

7. A mordida de uma criança pode ser afetada por um resfriado

Claro, duas vezes por ano você pode ficar doente sem muito risco. Mas resfriados frequentes na primeira infância podem causar problemas de mordida. Uma criança cujo nariz está constantemente entupido, quer ou não se acostuma a respirar pela boca. O esqueleto facial em tenra idade sofre facilmente deformação e, como resultado, a mandíbula inferior pode avançar.

Nesse caso, o dentista recomendará primeiro entrar em contato com o ORL e restaurar a respiração nasal. Caso contrário, os esforços para corrigir a mordida podem ser em vão.

8. Não morda gelo em coquetéis e concorde com piercing na língua

O hábito de rachar o gelo (ou clicar constantemente nas nozes) muitas vezes leva a danos nas gengivas, bem como ao aparecimento de lascas no esmalte dos dentes. Os recheios ou coroas existentes podem ser afetados por essas ações rudes. O mesmo ocorre com os piercings: uma jóia de metal na língua é a fonte de todos os tipos de danos mecânicos nos dentes.

É fácil adivinhar que os dentistas não aconselham lanchar etiquetas nas roupas ou rasgar as embalagens de alimentos com os dentes. É melhor gastar alguns minutos procurando as ferramentas certas para isso.

Você tem seus próprios segredos de atendimento odontológico? Pronto para compartilhar conosco?

Como funciona um dentista?

Primeiro, é necessário o diagnóstico radiológico - com a ajuda das imagens, o dentista analisa a condição das mandíbulas e o grau de desequilíbrio da face: normalmente, a altura do terço superior, médio e inferior deve ser a mesma e, quando os dentes são apagados, o terço inferior sofre - fica menor.

Depois de avaliar os dados de raios-X, o médico passa a trabalhar com myotronix. Os sensores musculares são fixados à face e pescoço do paciente, que realizam 2 tarefas: relaxam os músculos e dão a eles uma nova posição. Demora cerca de uma hora. O paciente não sente dor ou desconforto - exceto talvez uma leve sensação de formigamento e contrações musculares fracas.

Myotronics altera a estática dos músculos da mastigação, estabiliza e fixa os tecidos moles do rosto em uma nova posição, o que leva ao alisamento da pele e a uma diminuição da profundidade das rugas. De acordo com os resultados da sessão com myotronix, o médico desenvolve e solicita um protetor bucal individual para o paciente - ele precisa ser usado por algum tempo para reconstruir a estrutura muscular.

Como resultado, as articulações da mandíbula se acostumam gradualmente a uma nova posição e, assim, novas proporções da face são formadas, o que resulta em um efeito de elevação lamentável.

O oval do rosto fica mais claro e mais apertado, as rugas e dobras são suavizadas e parece - o que a odontologia tem a ver com isso?

Fixação de resultados

Mas aqui voltamos novamente à necessidade de um esqueleto para apoiar os tecidos moles. Usar um protetor bucal não é suficiente para obter um efeito a longo prazo. Depois de trabalhar com miotrônicos, o médico, contando com dados de diagnóstico, elencos e simulações por computador, seleciona novamente a altura ideal da mordida para o paciente. O modelo do computador leva em consideração todos os parâmetros necessários: altura, tamanho e até a tonalidade dos dentes.

Quando o levantamento da estrutura muscular é concluído, o dentista prossegue para a próxima etapa - restaurando a altura do terço inferior da face.

Para fazer isso, é necessário instalar facetas ou lumineers, coroas e abas nos dentes - em restaurações ortopédicas curtas que retornam a altura da mordida ao estado anterior, antes do início da abrasão. Todas as facetas e coroas são selecionadas de forma a fixar o resultado obtido com a rebarba.

Como resultado, um belo sorriso completamente natural retorna ao paciente e, ao mesmo tempo, o contorno do rosto melhora, as rugas e dobras são suavizadas ou desaparecem completamente, os cantos dos lábios voltam a subir. Tudo isso, juntamente com um sorriso que novamente parece um jovem, e dá o efeito de rejuvenescimento.

Pin
+1
Send
Share
Send